domingo, 8 de novembro de 2009

O grooming - passo a passo


Pentear coelhos não é tarefa fácil. A maioria dos coelhos não foi habituado a ser escovado o que torna o grooming de um coelho de pelo comprido numa tarefa hercúlea.
No entanto, caso o bebe seja habituado desde cedo à escova, mesmo que o pelo ainda não necessite de grande trabalho da parte do dono, facilitará esta tarefa em adulto.
Primeiro há que preparar todo o material que necessita para o grooming, já que vai ter as mãos ocupadas com um animal.
Eu não uso escovas especiais para animais nem nada que se pareça e desaconselho totalmente as escovinhas com arame fininho e se protecção que normalmente se vendem para coelhos, já que ferem facilmente a pele do mesmo.
Tenho sempre à mão uma escova de cerdas mais rígidas para desembraraçar, uma escova de cerdas moles para escovar, uma toalha, toalhitas de limpeza para animais e dependendo do caso, um frasco de shampoo seco.
Uso apenas o shampo seco para limpeza pontual, dado que os pelos compridos são atreitos a ficar com tudo o que houver nas redondezas colado ao pelo...
Coloco a toalha sobre as pernas, já que normalmente preciso de as usar para fazer a contenção do coelho, embora com habitués já não seja necessário.

Vou buscar a próxima vítima da Casa



Inicio a escovagem com uma escova de cerdas duras para retirar os nós existentes no pelo.


Para as partes mais sensíveis caso estejam sujas, uso um shampoo seco ou líquido de limpeza. Esta tarefa deve ser feita com grande cuidado e concentração, dado que sendo uma pele solta e sensível, facilmente podemos magoar ou mesmo rasgar.






Com um tolhete de Limpeza próprio para animais, limpo o shampoo seco, os olhos e as orelhitas, para evitar acumulações de sujidade e posteriores infecções.



Após a limpeza, uso uma escova de cerdas moles para escovar e ficar com um aspecto felpudo, retirando também as últimas palhas, fenos, litter que esteja agarrado ao pelo.


Por fim, um coelho limpo e penteado :)


Nas próximas fotos podemos ver o resto da ninhada A e B em várias fases da sessão de grooming

Atenção especial à barriga:



Escovando entre as orelhas:





Separando o pelo do dorso para tirar nós:



Escovando o pelo dos malares:


Arrancando suvemente os tufos de pelos mortos que vão saindo:


E pronto, espero que ajude alguns dos donos que pretendem manter os seus coelhinhos em boas condições.

4 comentários:

  1. Gostei imenso do teu tutorial, principalmente por teres colocado fotos, as quais se vê perfeitamente os passos que deste, em vez de apenas descrições que nos obriga a deixar tudo para a imaginação. No entanto experimenta uma luvinha de borracha daquelas da loiça, não magoa e apanha pêlo melhor do que as escovas que já experimentei (para humanos e para animais).

    ResponderEliminar
  2. Búzio, que produtos usas para a limpeza? Tenho dificuldades em encontrar produtos que possa utilizar.

    ResponderEliminar
  3. walder, tens toda a razão em relação à luva... mas para os lion-head e pêlos menos algodonados.
    Os teddy têm um pelo semelhante a um gato persa, logo a luva só vai enrolar.
    Quando tiver disposição, faço o tutorial de pelos médios e curtos onde explicarei a utilização da luva ;)

    ResponderEliminar
  4. olá Ana, uso toalhetes da Amici e Felici para as orelhas, olhos e órgão genitais e shampoo seco "líquido" da beaphar para os pelo. Mas, só uso em quantidades mínimas e em locais específicos, dado que como os coelhos se lambem, tenho um pouco de medo dos produtos químicos.
    Só utilizo produtos em nós e nos locais onde a limpeza é necessária e essencial, porque do resto eles tratam. ;)

    ResponderEliminar

 
hit counter