sábado, 10 de outubro de 2009

Os coelhos





















Escolheu um coelho para seu melhor amigo? Parabéns!


Apesar de normalmente falarmos do coelho como um roedor, na verdade, não pertence à ordem rodentia e sim lagomorpha.

Classificação do Coelho:
Reino Animalia
Filo Chordata (com coluna vertebral)
Classe Mammalia (mamíferos)
Ordem Lagomorpha
Familia Leporidae
Sub-familia Leporinae
Género Oryatolagus
Espécie Cuniculus

Existem, dentro da sub- família dos coelhos, vários géneros como: Lepus
(lebres), Macrotalagus (coelhos com as patas de trás como as lebres), Sylvilagus (coelho americano),Coprolagus (coelho asiático), Nesolagus (Sumatra), Brachylagus (coelhopigmeu), Oryatolagus(coelho).
Note que o coelho pigmeu não é o coelho anão. O coelho anão pertence ao género e espécie do coelho doméstico.


Antes de pensar em escolher o seu novo animal de estimação, deve ter em conta diversos aspectos:

Em primeiro lugar deve consultar alguma informação sobre raças, para que escolha as tendências de carácter que mais se adequam ao seu estilo de vida. Pode consultar diversa literatura, tanto on-line como bibliografia em suporte de papel para levar a cabo esta tarefa. Pode começar por uma autoridade Americana sobre o assunto http://www.arba.net/photo.htm
http://www.arba.net/photo.htm , tendo sempre em atenção que os nomes de raça usados nos Estados Unidos, nem sempre são os mesmos que utilizamos na Europa.


Devemos também verificar se reunimos conhecimentos e condições necessárias para receber em casa o novo habitante, de modo a que o animal não se torne um “fardo” ou uma “prisão”, como muita gente afirma após verificar que qualquer animal dá trabalho.
Para isso devemos saber que:

Os coelhos são animais nocturnos, apesar de grande parte das pessoas não saber, no entanto habituam-se facilmente à rotina diária do dono, alterando os seus períodos de sono, estando sempre pronto para a exploração da casa ( são dos animais mais curiosos que conheço).

Rapaz ou rapariga?

Embora eu não ache qualquer diferença comportamental significativa entre os dois sexos, temos de considerar algumas coisas relativamente ao sexo do coelho. Se vamos ter um único animal não há qualquer problema na escolha de um ou outro. Se vamos escolher um par, devemos considerar que não se conhece casos de junção de coelhos machos não esterilizados a viver juntos sem problemas. Os pares de fêmeas são mais adequadas à concentração em pares, no entanto, como são muito territoriais em termos de espaço, devemos usar técnicas de apresentação ou juntá-las em tenra idade. No caso de pares de sexo oposto, apenas aconselho a junção de animais esterilizados, pois dado que a coelha ovula na presença de macho, estaria constantemente grávida.
Os pares de sexo oposto são os que se dão melhor, desde que pelo menos o macho esteja esterilizado.
Se no caso de escolher fêmea, o principal obstáculo será a territorialidade em relação ao seu espaço, no caso do macho será a marcação de território com urina, por isso deve ser feita a escolha com base nas nossas preferências e no que menos confusão nos faz ;)

Alojamento:
o tamanho mínimo de gaiola para coelho deve permitir que o coelho se estique a todo o comprimento e que se possa sentar nas patas de trás, no entanto, este tamanho apenas deve ser utilizado para coelhos que façam exercício diário fora da gaiola. O local onde esta está instalada, deve ser seco e longe de correntes de ar. Deve conter um ninho ou lura para que se possa esconder. Os comedouros e bebedouros devem estar sempre limpos.
Uma pedra de cálcio e madeira para roedores também é aconselhável.

Alimentação:
Além da ração adequada ao animal, tendo em atenção que existem rações para animais mais e menos activos (que deve constituir apenas 10% da alimentação total), e o feno sempre à disposição (pois tem de ser o alimento base do coelho), os vegetais frescos devem constituir cerca de 20% da alimentação total do coelho. Podem comer inúmeros vegetais frescos, como a cenoura, os bróculos, a couve ( em pequena quantidade), o nabo, o rabanete, a salsa.... entre outros. Deve evitar-se a batata, as leguminosas secas como o feijão e grão e a alface ( essencialmente devido à falta de nutrientes e capacidade diurética).
A coelho deve ter uma dieta variada em termos de alimentos frescos, tendo sempre como lema que o que não se sabe se faz mal ou bem não se deve dar.
Claro que a dieta anterior será adequada a um coelho adulto.
No caso de ser um bebé e até aos seis meses de idade, devemos ter atenção à introdução dos vegetais. A maioria dos entendidos em coelhos acredita que os vegetais devem começar a ser introduzidos apenas por volta das 12 semanas de idade. No entanto eu acredito que se o criador já tiver habituado o animal a consumir vegetais frescos, não devemos alterar a dieta para evitar transtornos intestinais. claro que num coelho bebé, a percentagem de ração deverá ser superior a de um coelho adulto, dado que terá de consumir os nutrientes que ainda não recebe dos vegetais frescos.


Maneio:
Não se deve pegar o coelho pelas orelhas. deve sim, segurar pelo dorso ou barriga, apoiando as patas na mão, para que não se sinta desiquilibrado e comece a "espernear"

Vacinação:
O coelho deve ser vacinado anualmente contra a mixomatose e contra a doença hemorrágica viral, no entanto, a maioria dos veterinários vacina semestralmente, desencontrando a data da vacina, para que não sejam dadas as duas na mesma altura. Também pode decidir vacinar o seu coelho contra a pasteurelose. O coelhinho pode iniciar o ciclo de vacinações por volta do mês de idade, mas deve sempre ter em conta o conselho do seu veterinário.
http://img177.imageshack.us/img177/7811/getattachmentaspx3hz7.jpg
Sociabilidade:
Dificilmente conseguirá manter dois machos juntos. No caso das fêmeas, devem ser habituadas desde cedo, mas será menos complicado juntar duas fêmeas. Os casais resultam bem, mas têm de ser separados na altura dos nascimentos. Deve-se considerar a esterilização dos casais para controlar a natalidade ( é para mim a melhor opção caso queira manter casais na mesma gaiola).
http://img166.imageshack.us/img166/598/gatoechinscom1mscoelhinbi0.jpg
Após estudadas todas as condições para receber o nosso novo amiguinho, está na hora de escolher.
Independentemente do local onde vai adquirir o seu animal (pessoalmente prefiro criadores), devemos observar se a limpeza do espaço em que o coelho se encontra é limpa regularmente e o estado de saúde do animal.
Num coelho saudável encontramos olhos brilhantes em vez de secos e baços, pelo completo, sem falhas nem feridas e sem se apresentar quebradiço e sem queda excessiva que faça com que o coelho apresente peladas. O pelo deve estar limpo e solto, especialmente na zona do ânus, sem sinais de diarreias. Não deve apresentar nem corrimento nasal nem uma mancha amarelo-escura no nariz, já que pode indiciar problemas respiratórios ou pasteurella. A barriga não deve estar inchada nem rígida. O queixo não deve estar molhado e os dentes devem apresentar-se bem colocados, brancos, sem falhas nem rachas. As unhas devem estar gastas e após os três meses de idade devem estar cortadas, não devem de modo algum estar muito compridas e enroladas. As pálpebras não devem apresentar inchaço ou pústulas (devemos tomar especial atenção a este último ponto).

A nível psicológico, o animal não deve estar apático e sim curioso e comunicativo.
Não é suposto vermos a maioria do globo ocular do coelho, o que significa, em grande parte dos casos, que o animal se encontra demasiado assustado, o que pode potenciar situações de stress quando for efectuada a mudança de ambiente. Pode estar um pouco assustado, é normal, mas não é suposto tentar fugir desesperadamente se correctamente agarrado.
Após observados todos os itens acima descritos, pode e deve levar o seu novo amiguinho para casa!
Quando chegamos a casa é tempo de começar a tratar das questões relacionadas com a saúde. Uma visita ao futuro Veterinário assistente é indispensável, já que este, com o seu olho clínico, poderá observar mais atentamente o estado de saúde do animal e informar acerca do plano de vacinação.
Depois de tratadas todas as questões de saúde e segurança, vamos ao treino. Como todos os animais dotados de algum tipo de inteligência, também os coelhos são passíveis de adquirir novos conhecimentos, sendo um dos mais úteis o treino de higiene.
A maioria dos coelhos habitua-se facilmente a não fazer as suas necessidades fora da gaiola se seguirmos umas poucas regras:

1º deixar o coelho ambientar-se à gaiola um ou dois dias sem tirar e verificar qual o canto que escolhe para urinar.
2º Colocar o wc no local em que ele escolheu.
3º Quando à solta, se estiver a fazer xixi no local errado levar para a gaiola e fechá-lo.
4º quando à solta deve ter sempre fácil acesso ao wc
5ª Se o animal fizer necessidades no local errado NUNCA usar lixívia para lavar, já que os coelhos gostam do cheiro e voltam a fazer xixi onde foi limpo. substituir lixívia por vinagre ou limão e de seguida lavar com detergente normal.
6ª esperar sempre algumas fezes espalhados pela casa, principalmente quando o coelhinho é novo.

Nem todos os coelhos aprendem a usar o wc, nem tão facilmente como os gatos, há uns que não consegui ensinar. (em 38 meus, 3 nunca aprenderam).

Para manter o seu coelho limpo, também é importante levá-lo a aceitar, desde cedo, a escovagem, o corte das unhas e o barulho do secador (para o caso de ser necessário dar banho ao seu coelhinho), mas abordarei mais exaustivamente este assunto numa nova oportunidade.

Quanto ao treino de obediência....
Nem sempre um coelhinho é aquela bolinha de pelo fofinha e meiguinha. Nunca deve ser permitido que o nosso animal nos mordisque as mãos, nos morda ou ameace, batendo com as patas de trás, sempre que invadimos o seu território. Os coelhos são animais bastante territoriais, logo esse tipo de comportamento não deve ser potenciado. Deve ser, a meu ver, imediatamente castigado sempre que assuma qualquer uma dessas atitudes.
Quando já temos em casa um animal agressivo, aconselho a consultar o máximo de informação que nos ajude a tornear esses comportamento, tal como é explicado por quem sabe mais que nós:

http://www.mybunny.org/info/aggressive.htm

A esterilização de coelhos
Embora não se fale frequentemente da esterilização de coelhos no nosso país, há que referir que esta se encontra generalizada no resto da Europa, para evitar problemas de saúde, comportamentais e combater o problema do excesso de produção que leva ao abandono a ao mal-trato animal.
No caso dos coelhos, a esterilização no macho tem pouca influência em termos de saúde, mas na fêmea evita, como é óbvio, o cancro do útero e as gravidezes não planeadas.
No caso do temperamento do animal a esterilização tem muitos benefícios, já que por norma, os coelhos bebes são todos meiguinhos, mas quando chegam à maturidade, todos os traços de personalidade se acentuam e começam os primeiros problemas (muitas das pessoas descobrem aqui que o seu coelhinho afinal não é o coelhinho da páscoa). Especialmente se for feita antes da maturidade sexual, a esterilização resolve a maioria dos problemas de agressividade nos coelhos.
A esterilização geralmente melhora os hábitos dos coelhos relativamente à higiene, ou seja, não tendem a marcar território.
Em termos de problemas associados à esterilização e tendo em conta a realidade do nosso país, há que referir que tem os mesmos perigos associados a qualquer outra intervenção cirúrgica, sendo por isso necessário tomar uma decisão ponderada acerca deste assunto. Também temos de ultrapassar o problema de falta de experiência dos veterinários assistentes, que não se tratando de um problema maior, temos de o considerar ao tomar a nossa decisão. Para mim o maior problema ainda é o equipamento da maioria dos hospitais veterinários, que na maioria dos casos não apresenta condições mínimas para a cirurgia a mamíferos de pequeno porte, por isso há que escolher bem o local onde vamos sujeitar o nosso bichinho a uma intervenção importante, especialmente se se tratar de uma fêmea.

Por fim é só desfrutar da nossa nova companhia. Boa sorte! ;)

6 comentários:

  1. meu coelho quebrou pata traseira apos cirurgia morreu oque foi de de erado nao estou entendendo morreu so porque

    ResponderEliminar
  2. tenho varios coelhos e ñ quero que reproduzem mais
    como fasso pra parar sem ter que usar o metodo cirurgico no macho

    ResponderEliminar
  3. Separa-os e não junta o macho às fêmeas...

    ResponderEliminar
  4. Boa noite e muito obrigada por partilhar estas informações virtualmente!! São uma grande ajuda!

    Tenho um coelho orelhudo, que sempre teve uma falhinha de pelo na zona do pescoço.. hoje reparei que essa falha está maior... a pele não tem casca nem pontos... está limpa, cor de rosinha e suave... como sempre foi... poderá dizer-me algo em relação a isto? :/

    Estou mesmo preocupada e sugeriram-me atenciosamente este Blog! :)

    Beijinho* e lindas fotografias com os seus pequenotes! :)

    ResponderEliminar
  5. Não tendo escamação ou ferida, será porventura normal. A maioria dos coelhos principalmente se tiver algum pêlo (médio ou longo)tem menos pelo no triângulo entre as parte de trás das orelhas e o pescoço. É normal, não é doença. Especialmente os lion, chegam a ter mesmo falta de pêlo nessa zona.

    ResponderEliminar

 
hit counter