Estalões Portugueses

 MINI - LOP

1. TIPO – Definido, sólido e firme. O corpo deve ser curto, amplo e bem musculado, sendo o pescoço pouco visível. A traseira bem musculada é curta e bem arredondada. O peito é amplo e profundo, com partes laterais curvadas no ponto onde liga aos ombros, que são amplos e fortes. As patas dianteiras são curtas, espessas e rectas. As patas posteriores são curtas, fortes e poderosas, devendo apresentar-se paralelas ao corpo. A cauda é recta, forte e bem revestida de pêlo. Permite-se uma pequena papada, mas não é desejável.

2. PESO DO ADULTO – O ideal será entre 1,500 e 1,600 kg.

3. PÊLO – O pêlo deve ser denso e com bom comprimento, apresentando-se no sentido descendente e com inúmeros pêlos de protecção. As patas e solas devem estar bem revestidas de pêlo.

4. CABEÇA, NUCA E OLHOS – A cabeça é bem definida, ampla e bem desenvolvida. O perfil da cabeça é ligeiramente curvado, com uma boa largura entre os olhos, ossos zigomáticos salientes e focinho amplo. Os olhos são grandes, bem definidos e brilhantes. A extremidade basal das orelhas deve ser proeminente ao longo da parte superior do crânio, para formar a nuca.

5. ORELHAS – Devem ser amplas, espessas, bem revestidas de pêlo e arredondadas nas extremidades. Devem apresentar-se bem junto aos ossos zigomáticos, dando a aparência de uma ferradura quando visto de frente. A parte interior das orelhas não deve ser visível de nenhum ângulo se tiver o posicionamento correcto.

6. COR E PADRÃO – Qualquer cor ou padrão aceite pelo Breed Standards Committee (Comité de Padrões de Raças) do British Rabbit Council, além do padrão incompleto.

7. ESTADO – O exemplar deve estar em perfeito estado de saúde e boa forma física, livre de qualquer sujidade, especialmente nas patas, orelhas e órgãos genitais. O pêlo deve reflectir a boa saúde geral do exemplar que deve parecer alerta e vigoroso.

FALTAS: Corpo demasiado longo; cabeça não suficientemente característica da raça; orelhas feridas ou danificadas; mau posicionamento das orelhas; orelhas dobradas; nuca não desenvolvida; pêlo com caimento descendente e esvoaçante; grandes papadas em fêmeas; patas posteriores não paralelas ao corpo; ligeira sujidade nas patas, orelhas e órgãos genitais; solas das patas sem pêlo; pêlo ligeiramente sujo ou diluído; unhas dos pés grandes; falta de vitalidade.

DESQUALIFICAÇÕES: Dentes com anomalias ou mutilados; acima do limite de peso; deformidades e mutilações; deformação dos dentes (maloclusão);orelhas com as pontas viradas ao contrário; patas curvadas ou dobradas; cauda deformada; qualquer doença ou enfermidade visível; cegueira total ou parcial; cor de olhos incorrecta; qualquer infecção parasitária; muita sujidade; pêlo desbotado; solas das patas feridas (em que a pele apresenta fendas ou crostas); qualquer vestígio de preparação irregular para exposição, incluindo corte de pêlo e coloração.

Documento Traduzido por:
Elizabete Cunha

in APCA

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
hit counter