domingo, 11 de outubro de 2009

Coelho anão, o que é isso?


Um grande número de pessoas pensa que um coelho anão é um coelho tão pequeno em relação ao coelho de tamanho normal como o chihuahua está para um grand danois.
A noção que algumas pessoas têm em relação a um coelho anão está tão errada que muitos se sentem enganados quando o coelhinho pequenino que têm em casa cresce. Passo a tentar analisar os factores que fazem muita gente ter vontade de se queixar à Deco.
Mas o que é realmente um coelho anão? Um coelho anão é um coelho cujo peso não ultrapassa os 1600g, ou seja, pequeno apesar de poder ter ainda um tamanho considerável. Quando se fala de um coelho anão, associa-se quase imediatamente ao mais pequeno dos anões, o netherland dwarf (anão holandês)


in [url=http://www.gopetsamerica.com/small-animals/rabbit/smallest-rabbit-breeds.aspx]http://www.gopetsamerica.com/small-animals/rabbit/smallest-rabbit-breeds.aspx
[/url]

que normalmente não ultrapassa as 900g, no entanto, existem raças nos coelhos, tal como existem raças nos cães, ainda que anões, mas de tamanho e pesos superiores.

Desde o netherland dwarf, passando pelo mini rex até aos de tamanho superior que atingem o limiar do peso do que é considerado anão como o mini - lop ou o lion - head (cabeça de leão).


lion




in http://www.lionheadrabbit.co.uk/4.html]http://www.lionheadrabbit.co.uk/4.html

lion baby


Recentemente, quanto a mim, motivado pela exigência de mercado ao invés da preocupação com a manutenção de raças, começa a surgir uma nova designação - o coelho Toy. Tal como nos cães aos quais comparo frequentemente o "caminho" em termos de exigência do novo dono, surgiram animais de dimensões ainda mais reduzidas. Erradamente começou-se a utilizar o termo toy como que de uma raça se tratasse e com um tamanho muito inferior ao normal. Ora bem, por si só, toy não é uma raça, mas associado a uma raça, com toy lop ou toy lion head designa um tamanho e peso abaixo do tamanho vulgar.
Voltando ao assunto do engano porque o coelho "cresceu".
Muitos dos vendedores, tentando cumprir os requisitos do mercado, mesmo que para isso mentissem, informam que o coelho que estão a vender, não cresce mais. Não sendo verdade, dado que não existe, ainda raça cujo peso médio se situe nas 350g, fazem com que o cliente seja efectivamente enganado.
Outro dos grandes "culpados" desta situação é o próprio comprador, ao não se informar convenientemente do que pretende adquirir acaba por ser levado em erro, já que não faz a mínima ideia do que está a comprar. Este assunto, por parte do comprador, é levado para mim com demasiada leviandade. "a cavalo dado não se olha o dente", logo se o que se pretende é um "puro-sangue" há que fazer por isso.

A maioria dos coelhos existentes em loja têm idades compreendidas entre os 29 dias e as 10 semanas de idade. Há o hábito de retirar os coelhos demasiado cedo das mães porque já são independentes, principalmente nas "fábricas de coelhos" que existem um pouco por todo o mundo. A fase das 4 às 6 semanas é importante para se fazer um desmame em condições e estabilizar a flora intestinal, assim como criar coelhos equilibrados, portanto, e após este aparte, é óbvio que o coelhinho que está na loja vai crescer. Aliás, um coelho que não cresça tem com certeza um grande problema de saúde.
Outra das "lérias" e mitos é que não se devem dar vegetais ao coelho para que não cresça e consequentemente, cresceu porque o dono deu vegetais. Fazendo de novo a analogia com os cães, mesmo que eu decida sobrealimentar um chihuahua, nunca o vou conseguir transformar em Dogue Alemão. quanto muito vou ter um chihuahua obeso... Ora bem, nos o processo nos coelhos é semelhante e a falta de vegetais frescos pode causar carências e consequentes problemas de saúde ao nosso animal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
hit counter