sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Os lion-head, a minha primeira raça

Por vezes, quando não tem juba dizemos que não é lion. Isso não é verdade, já que devido à raça ser tão recente, existe ainda muita diferença entre os exemplares que criamos.

Outras vezes somos enganados, já que um cruzamento de um coelho angorá com um coelho normal, dá normalmente um coelho cabeludo parecido com um lio-head.


Os lion - head ( cabeça de leão ) são animais de estimação por excelência. Trata-se de um animal equilibrado, alegre e brincalhão, no entanto não exige que se esteja constantemente a dar atenção, pois brinca apenas quando lhe é solicitado. Adora festas.
A manutenção do seu pelo é relativamente fácil, pois o seu pelo não é lanoso, necessitando apenas de cuidados especiais com a juba e com os pelos que se encontram nos quartos traseiros.
Muitas vezes os lion perdem a juba ao chegar à idade adulta, por isso, se pretende criar é preferivel usar as fêmeas que a mantenham.
Normalmente os machos possuem jubas mais densas que as fêmeas. As fêmeas têm uma maior tendência a perder a juba.
Os lion foram criados a partir de várias raças como o "swiss fox", o "belgian dwarf" e o "jersey wooley".
Dado ser uma raça bastante recente, ainda não se conseguem garantir a qualidade da descendência, sendo esta apenas visível ao atingir a idade adulta.

ESTALÃO (inglês)


Estrutura: Corpo arredondado e bem preenchido com testa e cara bem desenvolvidas. Pernas de tamanho médio e não muito finas. Deve manter a postura corporal suficientemente alta para que se veja o queixo e o peito.


Orelhas: Não devem exceder os 8 cm de comprimento, bem cobertas de oelos curtos. Devem apresentar-se erectas.


Olhos: devem ser arredondados, proeminentes e brilhantes. Podem ser vermelhos, azuis, ou das cores que correspondam ao standart da cor.

Juba: Deve ter entre 5 e 8 cm de comprimento, formando um circulo em torno da cabeça e acabando em "V" na zona do pescoço, caindo naturalmente pelo meio das orelhas. Deve ser mais longo nas bochechas e peito.

Revestimento: O pelo deve ser denso, de comprimento médio e de tamanho igual ao longo de todo o corpo. Permite-se um pouco de pelo nos flancos traseiros.

Cor: Todas as cores e padrões são aceites, desde que sejam reconhecidas nos standarts gerais.

Faltas: pelo lanoso, cabeça demasiaso fina, cor mal marcada, quantidade de pelo excessiva no corpo e nos flancos.

Desqualificação: Maloclusão, pelo excessivo nas orelhas, olhos "lisos" ( não proeminentes), falta de juba e peso superior a 1700 g.



Dado a idade da raça, o standart ainda se encontra em estudo, podendo ser alterado



A coelha da foto anterior foi um dos exemplares mais perfeitos que criei, no entanto não consegui criar com ela,já que infelizmente a rosário morreu envenenada com uma erva que não era suposto ter comido.

espero que este artigo esclareça algumas dúvidas relativamente aos lion-head

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
hit counter