Parece não ter qualquer sentido esta mensagem e esta minha recordação, mas tem. Escrevo sobre agressividade nos coelhos. A agressividade nos coelhos é uma realidade muito mais frequente do que se possa pensar. Os coelhos não são animais sociais e são extremamente territoriais e se não soubermos dominar um coelho ou "ler" os pequenos sinais que nos enviam podemos mesmo ter um grande problema entre mãos. Deixamos de ter o coelhinho da Páscoa ou o cor-de-rosa das pilhas duracell e passamos a ter um verdadeiro Diabo da tansmânia com grandes demonstrações de força e poder por parte desta presa, que apesar de presa não lhe falta a coragem.
É necessário, antes de pensar em adquirir um coelho estudar um pouco sobre controlo de agressividade. Para isso há regras essenciais a seguir, como tratar um coelho como nosso subordinado e ter atitudes "próprias de coelho". Passo a explicar, os coelhos montam-se mutuamente para definir quem é mais forte - um dos modos de de controlar o nosso coelho é imobilizá-lo até que pare de se debater (temos de ter cuidado em como agarramos o coelho, já que é sensível), outra das regras essenciais é nunca ter medo. Se nos bate a pata por invadirmos o território, é invadirmos quantas vezes for necessário.
Além deste aspecto, a agressividade do coelho tende a ser um sinal de pouca estimulação mental, logo quando temos um coelho agressivo pode significar que há algo que estamos a fazer mal.
Há que existir consciência que o coelho fofinho é um animal como os outros que necessita da educação certa para a espécie certa.
Deixo aqui um artigo que, na generalidade, gosto bastante e é simples para quem nunca abordou este assunto.
http://www.rabbit.org/journal/2-2/mean-rabbit.html
Este é o dedo de uma amiga, após ataque de coelhinho fofinho. Seria evitável se se soubesse ler os sinais de agressividade


Possas ... realmente não sabia que os coelhos podiam ser agressivos.
ResponderEliminarFica realmente a informação bastante importante !